top of page

Autoconhecimento: A descoberta de si


Quem sou eu? Um questionamento que provem de vários séculos desde a Filosofia Antiga, uma das perguntas mais importantes da existência humana, Sócrates afirmava: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”.

Porém, nem todas as pessoas conseguem ou querem empenhar-se na saga de adentrar no mais profundo do seu âmago para ter contato consigo mesmo. A reflexão sobre si, a busca do autoconhecimento é um processo doloroso, mas valioso. Sócrates ainda dizia: “Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”.

A busca de autoconhecimento compare-se a uma grande jornada a um lugar magnífico, mas que para chegar até lá, é necessário passar por diversos lugares alguns muito bons outros nem tanto assim, e ainda outros desconhecidos. Isto é, precisamos entrar em contato com nossa história, nossas memórias, que nem sempre foram só alegrias, por vezes aconteceram momentos de dor e sofrimentos e não soubemos como lidar com essas situações naquele momento e colocamos no porão da nossa mente ou a deixamos adormecidas dentro de nós.

Somos resultado do trajeto que percorremos até aqui, fruto das pessoas que fizeram parte da nossa história, dos olhares que nos olharam, das verdades e mentiras que nos disseram e acabamos não filtrando tudo, como também dos sucessos e frustrações que vivenciamos. Por isso, é justo realizarmos uma análise e verificarmos as coisas que nos tornaram melhores e as que nos desumanizaram.

Por vezes repetimos ações, comportamentos, sentimentos porque não nos damos conta o que somos e de como podemos ser.

Em muitos momentos de nossa vida não tivemos a chance do aprendizado de como lidar com nossas emoções e com o que sentimos interiormente, raramente perguntava-se: Como você está se sentindo? Você está triste? Tente-me descrever como você se viu nesta situação? Há uma preocupação com o ensino educacional, esportivo, religioso, mas muito pouco emocional.

Temos a necessidade de nos conhecer, para que tenhamos lucidez nas nossas decisões e melhor convívio com quem nos cerca e com nossos próprios anseios. Possuímos ainda muitas dificuldades de entender o que sentimos e nomear nossas emoções.

Para empenharmos essa viagem de autoconhecimento somos muito auxiliados pelo estudo da psique, das características e personalidade humana, pois tal estudo nos ajuda a enxergar melhor alguns artifícios ou realidades que existem dentro de nós.

É uma jornada longa e encantadora que com certeza vale muito a pena. Dê-se a chance de saber quem você é, isso te levará para bem mais longe e te conduzirá a ser bem mais feliz. Steven Jobs dizia: “Se tu o desejas, podes voar, só tens de confiar muito em ti”, e acrescendo, só é possível confiar, quando já se conhece. O autoconhecimento nos faz voar alto e longe.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page