Apresentação do Programa de Autoconhecimento

e Maturidade da Personalidade

 

Qual é a importância do autoconhecimento?

      Como a própria palavra expressa o autoconhecimento, é o conhecimento de uma pessoa sobre si mesmo. Os indivíduos que refletem sobre si, entendem as dimensões de ser pessoa, dialogam com seus conflitos e tornam consciente sua existência, possuem um bom domínio da emoção e conseguem lidar e entender melhor seus  sentimentos, comportamentos positivos ou negativos, independente da situação. O desenvolvimento da inteligência emocional através do autoconhecimento permite despertar o potencial máximo do indivíduo, a capacidade de ir além de si mesmo para transformar comportamentos, relacionamentos e  assumir sua missão no mundo.

 

       Essa não deve ser uma informação nova para você, mas sair da teoria sobre o processo de autoconhecimento e começar a prática pode ser! Pensando nisso, o Além de Si desenvolveu e oferece o Curso Livre de Autoconhecimento e formação humana com sólida base psicológica.

 

No nosso Programa  ministraremos as seguintes temáticas:

 

  • A Importância do autoconhecimento;

A medida que vamos nos conhecendo percebemos que não somos completos. A pessoa lúcida tem a necessidade de se conhecer.

O homem não conhece a verdade, porque não conhece a si mesmo (Santo Agostinho)

       

  • Quem sou eu?

Somos seres bio-psico-social-noético(espiritual).

A unidade do ser humano não é encontrada nas suas dimensões Bio-psico-social, mas em sua dimensão noética onde o ser humano se manifesta.

 

  • Conflitos

Os elementos prévios para lidar com o confitos internos e externos estão ligados aos nossos sentimentos e com isso a necessidade de tomar consciência dos nossos sentimentos

  • Bloqueios do autoconhecimento;

Os bloqueios que impedem nosso autoconhecimento estão ligados ao nosso inconsciente e as dificuldadades de lidar com a realidade por ser muitas vezes emocionalmente dolorosa.

 

  • Interioridade e Exterioridade;

A pessoa inteiramente humana mantém um equilíbrio entre interioridade e exterioridade. Tanto a pessoa muito introvertida como a muito extrovertida, estão fora do equilíbrio.

 

  • Temperamentos;

É o conjunto das disposições orgânicas de um indivíduo, é o fator predominante em um indivíduo, seu caráter, sua índole, seu gênio, sua maneira de ser que juntos caracterizam a sua personalidade, é a tendência de humor do indivíduo.

É inato, ou seja, você nasce com ele.

 

  • Resiliência;

Quando mais resiliente a pessoa for, mais fortemente estará preparado para lidar com as adversidades da vida.

É resultado de um processo de aprendizagens de vida. Portanto, é possível desenvolve-la.

 

  • Autotranscendência.

A existência humana é sempre autotranscendente, por esta razão o homem está sempre se dirigindo ao encontro de algo ou de alguém além de si mesmo.

 

  • Identidade:

 A Identidade Pessoal é a maneira pela qual as pessoas enxergam a si mesmas e está intimamente relacionada à própria imagem. É muito importante, pois afeta o modo como as pessoas se sentem e de como se comportam em situações desafiadoras.

 

  • Afetividade:

Na psicologia, a afetividade é a capacidade de reação apresentada por um sujeito diante de estímulos internos ou externos, cujas principais manifestações são os sentimentos e as emoções.

 

  • Crianças interiores:

Depósito de nossos sentimentos e de nossas respostas emocionais, isto é, nossas reações imaturas e sentimentos infantis diante daquilo que somos contrariados ou frustrados.

 

  • Em busca do Sentido da Vida e o Vazio Existencial:

Estudao da Logoterapia e Análise e Exstencial.

Quem é um ser humano? Um eterno buscador de Sentido.

Síndrome da falta de sentido – sentimento indeterminado de angústia, de vazio, pela “falta de conteúdo” para a própria existência.

 

  • Três Pilares:

Liberdade da Vontade – Implica que o ser humano é único e irrepetível é o que está chamado a liberdade e a responsabilidade.

Mesmo diante dos condicionamentos.

 

Vontade de Sentido – A motivação principal do ser humano é descobrir o sentido da vida.

 

Sentido da Vida – A vida tem um sentido incondicional que não se perde ante nenhuma circunstância.

Felicidade: A verdadeira felicidade não está na noção de autorrealização, de prazer ou de poder como objetos de busca, mas esta “como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior do que a pessoa”. (Viktor Frankl)

 

Bônus

Curso de A verdadeira Chave para a autoestima: uma construção do Ser Integral - 12 aulas

 

Cronograma:

Agosto: 14, 28

Setembro: 11, 25

Outubro: 02. 16, 30

Novembro: 06, 20

Dezembro: 04, 18

 

Horário: 9h00 às 11h00

 

Tudo isso por apenas.jpg

inscreva-se aqui